domingo, 2 de agosto de 2009

ISO 9001 na indústria Gráfica

Tive a felicidade de participar ativamente do processo de implantação do sistema de Gestão da Qualidade na Viena Gráfica & Editora. O Sucesso do SGQ dessa empresa está vinculado ao empenho e do comprometimento das pessoas que fizeram parte do grupo da qualidade. A participação e o envolvimento da equipe é o que diferencia um sistema de gestão "de brincadeirinha" de um sistema de gestão verdadeiramente eficaz e funcional.
Existe somente um sistema de gestão ISO9001, aquele em que a grande maioria dos colaboradores são de fato colaboradores e se empenham na busca pela melhoria constante. A melhoria pode ter origens em necessidades profissionais especificas de um setor ou função. Porém, uma vez que os processos estão interligados, melhorar a condição de trabalho de uma única função, corresponde ao requisito mais importante da norma: a base da melhoria constante !
A indústria Gráfica é um setor que vem se profissionalizando em data recente. A chamada Industria Gráfica, do ponto de vista gestão profissional, é algo novo. O desafio maior é transformar o gráfico em gestor do seu negócio (fazendo com que ele deixe de ser: comprador, vendedor, líder de impressão, entregador - tudo ao mesmo tempo). Diante da grande quantidade de variáveis existentes nesse negócio, comprovar ao empresário, o verdadeiro "ganho" que existe por trás de um sistema de Gestão da Qualidade profissional é um grande desafio.
As gráficas, ainda que pequenas, precisam começar a "pensar como indústrias" saber controlar os custos e determinar valor em seus processos, nós precisamos agregar valores aos "produtos" (serviços), de forma que, o "pintar o papel", deixe de ser o fundamental no negócio.
"Pintar papel" qualquer empresa de cópias faz ! Saber como pintar esse papel e, ao mesmo tempo, obter lucro e sustentabilidade em seu negócio, são coisas muito diferentes. É aí que um sistema de gestão, baseado na norma ISO9001 pode ajudar. Um sistema de gestão baseado em norma internacional não quer dizer que o mesmo precisa ser certificado e contar com auditorias de um organismo de certificação (onde o custo pode inviabilizar a idéia), mas o gráfico pode estudar seu negócio e buscar apoio junto ao SEBRAE para que a gestão seja eficiente, ainda que sua empresa não seja certificada.
Portanto, é muito importante dizer que as gráficas podem ter um sistema de gestão adequado ao seu porte e faturamento, não sendo obrigatória a certificação. Trabalhar baseado em normas e estabelecer um sistema de gestão, não estão atrelados à certificação (objetivo final), mas à melhoria da gestão do empreendimento, sendo que o mais importante não é ser certificado ISO9001 e sim, possuir uma empresa bem gerida, que proporciona longevidade e ganho aos colaboradores e cotistas.
O caminho é difícil, mas os atalhos não compensam....

2 comentários:

  1. É fantástica a capacidade que temos de realizar obras tão bem elaboradas, tudo sempre é guiado pela capacidade, esforço, dedicação, enfim e acima de tudo isso, Deus no comando. Parabéns pelo texto postado em seu blog. Através dele é fácil perceber sua motivação e envolvimento com o Sistema de Gestão da Qualidade.

    ResponderExcluir
  2. trabalho em uma empresa semelhante, possui servico grafico e tamebm estou implementando ISO sera que existe a possibilidade de conhecer sua grafica?
    nathalia.uerj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir